Que que significa equimose?

Qual o significado equimose?

Nódoa proveniente do sangue extravasado sob a pele.

Qual a diferença de equimose e hematoma?

Hematoma é o acumulo de sangue no interstício dos tecidos provocado normalmente por lesão da parece vascular. Pode ter a mesma expressão clínica da equimose, porém, emprega-se esse termo nos casos de grandes coleções, com abaulamento local. Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos.

Quais são os tipos de equimose?

As equimoses emotivas aparecem geralmente nos braços e nas coxas. A equimose ocorre quando o sangue extravasado se infiltra e coagula nas malhas do tecido, já o hematoma são coleções sanguíneas produzidas pelo sangue derramado que descola da pele.

Quanto tempo dura uma equimose?

Segundo estes, a equimose de cor esverdeada é indicativa de que a lesão tenha uma evolução que varia entre 7 e 12 dias. No entanto, fatores como diversidade biológica, localização, extensão e profundidade da lesão, cor da pele e tratamento são capazes de modificar a evolução do espectro equimótico.

O que significa equimose na alma?

Mancha escura ou azulada devida a uma infiltração difusa de sangue no tecido subcutâneo. Na maior parte dos casos, aparece após um traumatismo, mas pode também aparecer espontaneamente em sujeitos que apresentam fragilidade capilar ou uma coagulopatia.

Qual a cor da equimose?

Outro aspecto de grande interesse médico-pericial é a tonalidade da equimose. De início, a coloração é avermelhada; depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.

São exemplos de equimose e hematoma?

A equimose é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele, por exemplo, devido à ruptura de alguns vasos sanguíneos, o que resulta em manchas roxas no corpo. Por ambos serem manchas roxas no corpo, é comum confundir um hematoma e uma equimose.

O que a cor representa na equimose?

A equimose é o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa e, normalmente, está relacionada a traumas, contusões ou efeito colateral de alguns medicamentos, por exemplo.

Quando o hematoma não sai?

Quando o hematoma não é tão profundo e nem tão grave, ele some sim espontaneamente, sem que seja preciso um tratamento com remédios, pomadas. Já quando é um caso mais grave, quando passa um tempo e é perceptível que não vai sumir, é necessário que se procure um médico e ele receite o que é mais adequado.

Quanto tempo um hematoma desaparece?

A cor roxa dura uma média de 5 dias, enquanto, logo depois, vem outras fases e colorações. É uma evolução gradual dos tecidos envolvidos e costuma durar uma total de 15 dias ou um pouco mais para a resolução ser completa.

Quais as fases da equimose?

De início, a coloração é avermelhada; depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.

Porque equimoses mudam de cor?

Através deste processo, a hemoglobina nos glóbulos vermelhos é degradada em biliverdina, depois a bilirrubina e a hemossiderina. Esses diferentes subprodutos da quebra da hemoglobina são responsáveis pela mudança de cores das equimoses.

Como descrever um hematoma?

Hematoma define-se como uma coleção (ou seja acúmulo) de sangue num órgão ou tecido, geralmente bem localizado e que pode dever-se a traumatismo, alterações hematológicas ou outras causas. Também conhecido como nódoa negra, pisadura ou lívido quando se acumula debaixo da pele.

Como diferenciar hematoma?

Visualmente os dois são iguais, mas existe diferença na definição entre eles. A equimose ocorre quando o sangue extravasado se infiltra nas malhas dos tecidos, devido à ruptura de capilares, vasos sanguíneos de pequeno calibre. Enquanto o hematoma forma “bolsas”, devido ao sangue acumulado em uma área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.