O que é Eketé?

Quem pode usar Ekete?

O eketé, ojá ou boinas são acessórios usados pelo candomblé que para defender os iniciados, ou quem está em fase de confirmação na crença, dos perigos externos.

O que é um Ekete?

ekete ou filá – crochê

O que é ser uma Rombona?

Ser rombão significa aquele que deu início, ou seja, o primeiro iniciado pelo Babalorixá/Yalorixá de uma casa. Não é um cargo, apenas a condição de ser o primeiro filho. E por se tratar do primeiro filho legítimo do novo sacerdote, o pai ou mãe de santo desse sacerdote também contribui na feitura do iniciado.

Quem é a mãe de Oxum?

Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá.

O que é uma Ekete na Umbanda?

A palavra ekedi também pode ser encontrada escrita como equedi ou ekedji. … Essa escolha é chamado de “ato de suspender”, ou seja, a ekedi é suspensa por um determinado orixá. Para Gracila, as funções de uma ekedi podem ser resumidas por um verbo: cuidar, e uma ekedi ocupa um posto elevado na hierarquia da religião.

Qual a função de um Dofono?

Dofono – Dofotin – Gamo – Gamotin Uma das expressões mais usada dentro do Candomblé são essas acima, indicando geralmente a ordem de barco, que está associada ao òrìsà que a pessoa será inciada. Havendo uma pessoa para ser iniciada de Èsù e outra de Oyá….

Quais são os cargos que tem no candomblé?

Via de regra, são:

  • Iyalorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai-de-santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
  • Iyaegbé / Babaegbé: É a segunda pessoa do Axé. Conselheira, responsável pela manutenção da ordem, tradição e hierarquia.
  • Iyakekerê / Babakekerê: Mãe-pequena / Pai-pequeno do Axé ou da comunidade.

O que é enquete no candomblé?

Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

Qual é a Pomba Gira de Oxum?

Faça seus pedidos a Pombagira Cigana da Estrada em nome de Oxum Opará.

O que faz mãe Oxum?

Mamãe Oxum está ligada ao feminino e a fertilidade. Ela ensina as mulheres a honrar a menstruação, a valorizar o poder feminino e o poder que o sangue menstrual tem, que é vida, força e magia da essência da mulher, além de mostrar a força e fertilidade de gerar filhos.

Qual a diferença entre Ogan e Ekedi?

Ogã e Ekéjì são, na realidade “Ekéjì Òrìsà” (a segunda pessoa para o Òrisà). No caso, a primeira pessoa do Òrìsà é o babalorixá ou iyalorixá.

O que é um odu EJÉ?

Odu ejé ou odum ejé são nomes pertinentes a obrigação de sete anos.

O que é ser um Abian?

Ser abiyan é viver a emoção de sentir a energia do seu orixá, de aprender a identificá-la e de, aos poucos, ir percebendo como ela vai se moldando a você e você a ela. É nesse período que o orixá inicia o seu processo de desenvolvimento junto ao abiyan e vai embutindo no mesmo muitas das suas características.

O que é cargo de santo?

Os cargos de santo, são outorgados diretamente pelo Zelador da Casa, pelas Divindades manifestados (geralmente a do próprio Zelador ou daqueles que já contem vários anos de iniciação), ou ainda por vontade dos Orixás revelada através do Oráculo (inclusive o da pessoa que irá receber o oyè).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.