O que é o OPC?

Qual o significado E o que é o OPC?

OPC, que significa OLE for Process Control, onde OLE significa Object Linking Embedding, é um padrão industrial desenvolvido para possibilitar a interconectividade entre dispositivos com protocolos diferentes.

O que é um servidor OPC?

O OPC DA é um padrão de comunicação que cria grupos Cliente-Servidor. Dessa maneira, equipamentos de aquisição de dados, como CLPs, conseguem estabelecer uma comunicação contínua em tempo real de dados. Esses dados podem ser lidos, escritos e monitorados enquanto os processos estão ocorrendo.

Como funciona uma comunicação em OPC UA?

Nesse sistema, os CLPs conectam-se a um driver e ao OPC Server (servidor). Então, o Server disponibiliza o dado a um sistema supervisório como o SCADA, que possui interface conectada ao OPC Client (cliente). Logo, se estabelece uma comunicação padronizada entre Server e Client.

O que é OPC UA e qual sua relação com o profinet?

O OPC UA também pode ser integrado em redes Ethernet Industrial existentes, tais como infraestruturas PROFINET sem comprometer o desempenho de tais redes. É por isso que a Siemens enxerga o OPC UA como a principal interface de interligação dos sistemas de controle aos sistemas SCADA, MES e ERP e até mesmo com a nuvem.

Qual a vantagem do uso da estrutura OPC arquitetura unificada desenvolvida para o uso com aplicações IOT?

O protocolo OPC UA traz diversas vantagens em sua aplicação. Podemos citar, uma interoperabilidade entre diferentes plataformas, segurança e seu formato expansível. Diversas discussões na internet apontam o protocolo OPC UA como a grande chave para garantir a interoperabilidade dos sistemas IIoT.

O que significa a palavra interoperabilidade?

Interoperabilidade é a capacidade de um sistema se comunicar de forma transparente, ou o mais próximo disso, com outro sistema (SILVA, 2004), isto é, a habilidade de um sistema transferir e utilizar informações de maneira uniforme e eficiente entre várias organizações.

Como é feita a implementação do OPC?

Para tal implementação é proposta a utilização de um protocolo industrial padronizado, o OPC-DA (OLE for Process Control – Data Access), que possibilita que a interface entre o sistema de simulação e o operador seja o mesmo sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition) utilizado para operar o sistema real, …

Qual a diferença entre OPC DA e OPC UA?

Para sistemas OPC clássicos, o processo de um cliente que descobriu um servidor era uma operação baseada em registro do Windows. O OPC UA, no entanto, foi projetado para ser independente da plataforma e, portanto, requer uma abordagem independente da plataforma para a descoberta do servidor.

Como configurar OPC UA?

A configuração do objeto Driver de Comunicação OPC UA é semelhante à configuração do Driver de Comunicação OPC. Para configurá-lo, clique com o botão direito do mouse no objeto e selecione o item Selecionar Servidor . A janela a seguir é mostrada, permitindo selecionar um servidor OPC UA na máquina local ou na rede.

Quem inventou o protocolo UA?

O OPC Unified Architecture é um protocolo de comunicação máquina a máquina para automação industrial desenvolvido pela OPC Foundation, de Scottsdale, Arizona, EUA.

Qual a diferença entre OPC UA e OPC da?

O OPC UA é um padrão independente de plataforma e por isso implementa sua própria camada de segurança. Já OPC clássico é diferente, pois delega a segurança para o COM/DCOM. A segurança do OPC UA é baseada em uma infraestrutura de chave pública (PKI) usando um padrão industrial de certificados digitais x.

Qual a principal funcionalidade do Protocolo UA e quem o inventou?

Foi quando em meados de 1995, algumas empresas se reuniram com o objetivo de desenvolver este padrão. Como resultado dessa reunião, surgiu a OPC Foundation que contou com membros da Microsoft para suporte técnico à solução a ser adotada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.