Qual a função da sapata?

Quando se usa sapata?

As sapatas são indicadas para regiões onde e solo é estável e com boa resistência nas camadas superficiais e suportam grande capacidade de cargas comparadas a outros tipos de fundação rasa ou direto como blocos não armados, radier e viga baldrame.

O que é uma sapata na construção civil?

Na engenharia civil a parte destinada na edificação que recebe o peso de uma determinada estrutura recebe o nome de fundação. … A sapata é uma estrutura na maioria das vezes de concreto armado, com a forma aproximada de uma placa, na qual se apoiam colunas, pilares ou mesmo paredes.

Quando não usar sapatas?

Já as sapatas devem ser usadas quando o baldrame não é recomendado, por exemplo, nos casos de prédios mais pesados, casas com mais de um andar ou ainda em terrenos que apresentam uma baixa resistência do solo.

Quantas sapatas devo usar?

Dados típicos para construção de fundações e sapatas

TIPO DE TERRENO RADIER (MALHAS) SAPATAS
Firme saibroso 40 x 40 cm 50 x 50 x 50 cm
Arenoso sem água 60 x 60 cm 70 x 70 x 70 cm
Argiloso de boa consistência 100 x 100 cm 110 x 110 x 110cm

Quando usar sapata ou bloco?

Para construções pequenas como edículas ou muros divisórios, outra opção é a sapata corrida. Quando o solo firme está sob camadas mais profundas, o jeito é a utilização de estacas ou tubulões.

Como saber onde colocar as sapatas?

2:087:38Clipe sugerido · 61 segundosSAPATA – VEJA QUAL O TAMANHO IDEAL E ONDE RECEBE A MAIOR …YouTube

Quais são os tipos de sapatas?

Quais os principais tipos de sapata e suas indicações?

  • Sapata isolada. É um dos tipos de sapata mais simples e mais usados na construção. …
  • Sapata corrida. …
  • Sapata associada. …
  • Sapata de divisa ou Sapata Alavancada. …
  • Referências bibliográficas:

1 de abr. de 2020

Quando usar sapata na construção?

Quer dizer que a sapata tem uma profundidade de escavação inferior a 3 metros. Diante desse contexto, a carga é transmitida ao solo pelas pressões distribuídas sob a base da fundação. Ela é indicada para qualquer tipo de obra em áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais.

Em que tipo de solo as sapatas são indicadas?

Indicadas para áreas de solo estável e de alta resistência em suas camadas superficiais, as sapatas são elementos da fundação executadas com concreto armado. Esse concreto recebe em seu interior barras de aço ou armaduras que resistem aos esforços de tração, flexão e torção.

Quantos quilos suporta uma sapata?

CAPACIDADE DE CARGA LINEAR (Quanto aguenta por metro linear)
Sapata corrida em solo de Argila DURA [ 3 kgf / m2]
Baldrame com alvenaria de tijolo de barro maciço de 1 tijolo. 7.500 kgf / m
Baldrame com alvenaria de tijolo de barro maciço de 1 e 1/2 tijolo. 11.250 kgf / m

Qual a distância mínima de uma sapata para outra?

Recomenda-se que a dimensão mínima da sapata seja de 60 a 80 cm; A profundidade mínima é de 1,5 m; Todas as sapatas não necessitam receber a mesma pressão de cargas da estrutura, o que deve ser uniforme é o desempenho da edificação como um todo.

Qual a profundidade de uma sapata para 3 andares?

Vai depender do solu se vc achar pedra ate dois metro e meio fazer uma sapata de oitenta por oitenta de um mertro de fundura e depois cavar um piso no meio de dois a treis metro.

Qual o tipo de fundação mais adequada?

Um terreno com solo bem resistente ou com afloração de rocha já nos primeiros metros pode ser o mais adequado para fundações rasas, já um solo menos resistente é indicado o uso de fundações profundas.

Que tipo de fundação usar?

Os seguintes elementos devem ser considerados para escolha do tipo de fundação: Proximidade dos edifícios limítrofes bem como seu tipo de fundação e estado. Natureza e características do subsolo no local da obra. Grandeza das cargas a serem transmitidas a fundação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.