Quem foi Michelangelo e qual sua contribuição para o Renascimento?

Quem foi Michelangelo e qual a sua contribuição para o Renascimento?

Foi pintor, escultor, arquiteto e poeta. Projetou a cúpula da Basílica de São Pedro e pintou os afrescos do teto da Capela Sistina. Sua representação da “Criação de Adão” é considerada uma obra-prima da história da arte.

Quais foram as contribuições de Michelangelo?

Desde a infância, Michelangelo era apaixonado por pintura e arte. Desta forma, é autor de reconhecidas obras como “Pietá”, “O Juízo Final”, “Moisés”, “Davi” e “A Abóbada da Capela Sistina”. O artista foi um dos grandes nomes do Renascimento.

Quem foi Michelangelo Cite uma de suas obras mais conhecidas?

A abóbada da Capela Sistina talvez seja a obra mais famosa de Michelangelo. Sem dúvida, é uma das mais grandiosas. No ano de 1508, o então papa Júlio II encarregou o artista de realizar toda a “decoração” da abóbada da Capela, localizada na Catedral de São Pedro, na cidade de Roma, onde hoje está o Vaticano.

Quais são as características renascentistas de Michelangelo?

Sua característica antropocêntrica, trouxe o interesse pela investigação da natureza, o culto à razão e à beleza, características da cultura greco-romana, criando as bases do Renascimento artístico e cientifico dos séculos XV e XVI. … A Arte Renascentista continuou cristã, porém adaptada à nova realidade moderna.

Como Michelangelo foi um dos principais nomes do Renascimento e como as suas obras se caracteriza?

Michelangelo Buonarroti (1475-1564) Foi um dos maiores representantes da arte renascentista e, sem dúvida, sua maior obra foi a pintura da abóboda da Capela Sistina, na Catedral de São Pedro, em Roma, com destaque para A criação de Adão. … Na escultura, suas obras mais representativas foram: Pietà e a Escultura de Davi.

Para quem Michelangelo trabalhou?

Entre 1501 e 1504 Michelangelo trabalhou na escultura de David, herói bíblico que venceu o gigante Golias. Em 1505, foi para Roma a chamado do Papa Júlio II, para reconstruir a Catedral de São Pedro e a edificação de seu mausoléu.

Que contribuições a criação da imprensa teve para a arte no Renascimento?

A invenção da imprensa por Johann Gutenberg, no século XV, foi um dos acontecimentos que mudaram a história da leitura e da circulação de ideias em escala mundial. Quando se estuda o período do Renascimento, geralmente se destaca o advento de algumas invenções, tais como o telescópio e o relógio de precisão.

Quais foram os principais temas das obras de Michelangelo?

Principal tema abordado: uma das principais figuras da Bíblia (Antigo Testamento). Moises, de acordo com a Bíblia, foi um dos principais profestas e legisladores do Judaísmo. Localização: a obra faz parte do acervo da Basílica de San Pietro in Vincoli, localizada na cidade de Roma.

Qual foi a obra mais famosa de Michelangelo?

Pietà
1. Afrescos da Capela Sistina (1508-12) – O mais grandioso dos trabalhos de Michelangelo, com episódios do Velho Testamento e o Juízo Final. 2. A Pietà (1499-1500) – Feita em mármore, é uma escultura belíssima e extremamente expressiva.

Quantas obras Michelangelo fez?

206 (comp.) 195 (comp.)

Qual característica do Renascimento pode ser observada na obra de Davi de Michelangelo?

David ou Davi é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento. … Os olhos de David, com semblante sério e cauteloso, estavam posicionados em direção a Roma.

Quais são as principais características do Renascimento?

As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.

Quais as principais características das obras de Michelangelo?

Michelangelo mostrava paixão pela grandiosidade, principalmente na arquitetura. Em 1519 começou a projetar o edifício e o interior da Capela de São Lourenço. Em 1535 foi nomeado pelo Papa Paulo III, “supremo arquiteto, escultor e pintor dos palácios apostólicos”.

Qual característica do Renascimento pode ser observada na obra Davi de Michelangelo?

David ou Davi é uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo. O trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.