Quem foi o Brigadeiro José da Silva Paes?

Quem foi o Brigadeiro Silva Paes?

José da Silva Pais

José da Silva Paes
Estátua de Silva Paes em Rio Grande – RS
Conhecido(a) por Fundar a cidade de Rio Grande. Ser o primeiro governador da Capitania de Santa Catarina. Assegurar os domínios de Portugal no sul do Brasil.
Nascimento 1679 Lisboa, Portugal.
Morte 14 de novembro de 1760 (81 anos) Lisboa, Portugal.

Qual o nome dado ao forte aqui construído pelo Brigadeiro José da Silva Paes?

A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, a primeira a ser construída por Silva Paes, foi provavelmente a primeira sede do governo da Capitania de Santa Catarina. Na ilha, localiza-se a Casa do Comandante, onde teria residido o brigadeiro.

O que significa Anhatomirim?

A Ilha de Anhatomirim, que significa “pequena ilha do diabo” em língua tupi, está situada na Baía Norte da ilha de Santa Catarina, atual município de Governador Celso Ramos, no litoral do estado.

Quem construiu o Forte Jesus Maria José?

Remonta a uma fortificação iniciada pelo engenheiro militar, brigadeiro José da Silva Pais, em 19 de Fevereiro de 1737, em área fortificada provisóriamente pelo lado da campanha pelo coronel de ordenanças Cristóvão Pereira de Abreu (importante criador português de gado), que o aguardava em terra, e destinava-se a …

Onde fica a Ilha de Anhatomirim?

ilha de Santa Catarina
A lha de Anhatomirim está situada na baía norte da ilha de Santa Catarina e pertence ao município de Governador Celso Ramos, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil.

Onde fica a Ilha do Arvoredo?

Santa Catarina
Saiba como chegar até a Ilha do Arvoredo A Ilha do Arvoredo é uma das ilhas que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, no estado de Santa Catarina. Ela fica localizada entre a capital Florianópolis e a cidade de Bombinhas.

Para que foi construído o Forte Jesus Maria José?

A escolha de seu local, bem como sua colonização com o estabelecimento de estâncias de gado, permitia apoiar as comunicações por terra entre Laguna e a Colônia do Sacramento, bem como oferecia ancoradouro seguro às comunicações marítimas naquele trecho da costa, particularmente hostil à navegação.

Como se chama atualmente o local em que foi erguido o Forte de Jesus Maria José?

O Forte Jesus, Maria, José do Rio Pardo localizava-se à margem esquerda do rio Jacuí, na altura da foz do rio Pardo, então limite da região das Missões jesuíticas, no local hoje conhecido como Alto da Fortaleza, na cidade de Rio Pardo, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

O que foi a chacina de Anhatomirim?

A chacina de Anhatomirim marcou um dos acontecimentos mais trágicos da história catarinense por incluir no fuzilamento respeitáveis lideranças militares, autoridades civis de grande prestígio e famílias tradicionais. Entre as vítimas estava o desembargador Francisco Antônio Vieira Caldas.

Como ir para a Ilha do Arvoredo?

Saiba como chegar até a Ilha do Arvoredo Para ter acesso à reserva protegida, é necessário chegar de barco ou de lancha, e um dos melhores pontos de partida é pegar o transporte aquático a partir das Praias do Canto Grande ou Mariscal, em Bombinhas.

Onde fica a Ilha do Francês?

Florianópolis
A pequena Ilha do Francês está localizada no norte de Florianópolis, em frente às praias de Canasvieiras e Jurerê. Iniciamos nossa aventura de caiaque no canto esquerdo da Praia de Canasvieiras com destino à Ilha do Francês. Entre a praia e a ilha remamos em mar calmo e sem ondas na arrebentação.

Como era chamada a região que ficava perto do Forte Jesus Maria José?

O Forte Jesus, Maria, José do Rio Pardo localizava-se à margem esquerda do rio Jacuí, na altura da foz do rio Pardo, então limite da região das Missões jesuíticas, no local hoje conhecido como Alto da Fortaleza, na cidade de Rio Pardo, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

É o nome da fortaleza que deu origem à cidade de Rio Grande?

O Forte Jesus, Maria, José de Rio Grande localizava-se na margem direita da barra do rio Grande (atual Lagoa dos Patos), núcleo da povoação (atual cidade) de Rio Grande, no litoral do estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Porque foram construídos no Brasil centenas de fortes e fortalezas?

Ao longo da história do Brasil, centenas de fortes foram construídos e tinham como função principal preservar a integridade do território nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.