Qual é a hierarquia no candomblé?

Quem pode ser Axogum?

Deve ser pessoa de absoluta confiança do líder religioso, precisa ter boa memória, saber as técnicas complexas para a execução de suas tarefas, não pode cometer nenhum erro.

O que é Kota no candomblé?

Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de “zeladora dos orixás”. É o equivalente feminino dos ogãs, sendo escolhida e confirmada pelo orixá do terreiro de candomblé. Não entram em transe.

O que é ter cargo no candomblé?

Responsável direto pelos sacrifícios do ínicio ao fim do ato. Soberano nestas obrigações, é quem se comunica com o Orixá para quem se destina a obrigação, transmitindo à Iyalaxé as respostas e mandamentos. Deve ser chamado de Pai.

O que é deitar pro santo candomblé?

“Ela tem algumas regalias dentro do terreiro, mas muitas vezes ela tem que ‘deitar pro Santo‘. Ela fica recolhida no terreiro, sem contato com o mundo externo, fazendo as obrigações do Santo e muitas vezes deitada e dormindo no chão. É um período de uma semana geralmente”.

Qual orixá usa faca?

Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada. É um orixá associado à luta e também ao trabalho, patrono tanto dos militares quanto dos trabalhadores braçais (sobretudo os ferreiros).

O que é mão de corte na Umbanda?

Cumpre esclarecer que o animal não é sacrificado por qualquer pessoa. Apenas quem pode sacrificar um animal é o sacerdote que tem o que chamam a “mão de faca”, que é a permissão que os Orixás dão para sacrificar um animal. Em alguns casos, outra pessoa pertencente ao terreiro, pode auxiliar o sacerdote.

O que é ser Kota?

Kota ou Maganga – Em outras nações EKEJI (todos os mais velhos que já passaram de 7 anos, mesmo sem dar obrigação, ou que estão presentes na casa, também são chamados de Kota). Tata Inganga Muzambo – babalaô – pessoa preparada para jogar búzios.

O que é uma kota?

Significado de cota: Ou kota, gíria africana, significa pessoa de respeito, adulta, ou seja…

Quais os cargos dentro do candomblé?

Via de regra, são:

  • Iyalorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai-de-santo. É o posto mais elevado na tradição afro-brasileira.
  • Iyaegbé / Babaegbé: É a segunda pessoa do Axé. Conselheira, responsável pela manutenção da ordem, tradição e hierarquia.
  • Iyakekerê / Babakekerê: Mãe-pequena / Pai-pequeno do Axé ou da comunidade.

Quais são os cargos dentro do candomblé?

Hierarquia no candomblé Queto

  • Iá / Babá: significado das palavras iá do iorubá significa mãe, babá significa pai.
  • Ialorixá / Babalorixá: Mãe ou Pai de Santo. …
  • Iaquequerê (mulher): mãe-pequena, segunda sacerdotisa do axé ou da comunidade. …
  • Babaquequerê (homem): pai-pequeno, segundo sacerdote do axé ou da comunidade.

Qual o Santo de Anitta?

A cantora frequenta o terreiro de Candomblé de Sérgio Pina há oito anos. Na foto, Anitta abraça Sérgio e usa uma roupa branca e os fios de conta do Orixá de cabeça dela, Logun Edé, o jovem caçador, filho de Oxum e Oxóssi.

Qual o Orixá mais perigoso?

Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quais os animais de Ogum?

Cachorro – o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum. Papagaio – pelo seu rápido entendimento tem a proteção de Oxossi. Passarinhos – por seus encantos têm a proteção de Logun Edé. Galo – com seu canto místico tem a proteção do senhor dos mistérios das folhas, Ossaim.

Qual é o bicho de Iansa?

Seus números para sorte: 6 e 12. Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.